MOAGEM CARLOS VALENTE

MOAGEM CARLOS VALENTE

A Moagem Carlos Valente, antigamente mais conhecida como a “Azenha do Valente”, tem os seus primeiros registos escritos datados do ano de 1810.

Situa-se em Vale de Ílhavo, Ílhavo, numa povoação rural outrora com grande produção de cereais e muitos moinhos. Sendo a nossa aldeia tipicamente conhecida pela qualidade e sabor do nosso pão desde sempre (pão de Vale de Ílhavo), os moinhos existentes estarão sempre associados a este, pois nessa época era, muitas vezes, a base da alimentação da população.

A nossa moagem é feita em mós de pedra. Este tipo de moagem, permite-nos uma moagem lenta e sem aquecimento, salvaguardando o seu teor nutricional e todo o sabor característico de modo a obter um produto artesanal aliado a toda a tecnologia. Este processo é o mais procurado por quem deseja obter o sabor e a textura do pão dos nossos avós. As matérias primas mais comuns utilizadas por nós para obtenção de farinha são os cereais trigo, centeio, milho e aveia.

Temos como ambição para o futuro que os cereais utilizados por nós sejam cultivados em Portugal e que venhamos a recuperar determinadas espécies que se estão a perder. Somos uma Moagem de cereais antiga, mas com uma equipa jovem e com ambição para divulgar o que de melhor se faz em Portugal .