4 DIAS DEDICADOS ÀS NOVAS TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES DO SETOR AGROALIMENTAR

tendências e inovações do setor agroalimentar

Vasco Coelho Santos, Hélio Loureiro, Ana Maio e Vinicius Massucato são alguns dos Chefes a marcar presença no evento bianual que coloca na mesa as últimas novidades do setor da panificação, restauração, hotelaria e turismo.

O certame realiza-se em simultâneo com o So Veggie, dedicado à alimentação vegetariana e vegan.

Após o sucesso da primeira edição, o evento bianual So Food So Good – Portugal Taste regressa à Exponor, Matosinhos, para quatro dias dedicados às novas tendências e inovações do setor agroalimentar. A par das novidades apresentadas por cerca de 100 expositores do setor agroalimentar, equipamentos e acessórios, o evento promove uma dinâmica agenda de eventos, entre degustações de produto, palestras e show cookings.

Vasco Coelho Santos, Chefe do restaurante Euskalduna Studio e Semea by Euskalduna, uma das grandes revelações da gastronomia nacional e cozinha de autor, Hélio Loureiro, por sua vez um dos mais consagrados Chefes nacionais, Ana Maio, o nome por detrás do sucesso Miss Pavlova e Vinicius Massucato, do The Bird, no Porto, reconhecido pelo seu gosto pela cozinha macrobiótica e pelos seus benefícios para o corpo e para a mente, são alguns dos Chefes que passarão pelas cozinhas da Exponor.

O objetivo é criar uma plataforma de contacto entre a indústria, o mercado e os seus grandes influenciadores, promovendo uma permanente interação e partilha de experiências. Para Oriana Noronha, responsável pelo evento, “a indústria agroalimentar portuguesa entrou num ritmo de crescimento muito significativo, constituindo-se como um pilar para o crescimento económico nacional. Tendo consciência deste crescimento, o SFSG pretende ser, cada vez mais, uma referência qualitativa para os profissionais do setor, proporcionando toda a criatividade e inovação da oferta, nunca esquecendo a tão rica gastronomia tradicional, num só espaço e num só momento.”

Em exposição estão os produtos, a maquinaria e os serviços mais recentes no mercado. Conservas, carnes e derivados, peixe, frutas e hortícolas são apenas alguns dos exemplos que preenchem o perímetro, sendo que o segmento da alimentação ecológica, biológica e isenta de glúten encontra-se em destaque com a estreia do So Veggie, com programação e áreas independentes.

No espaço Food Talks, diferentes protagonistas do setor são convidados a debater de forma informal o estado da indústria. Ainda na linha da partilha de conhecimentos, os mais prestigiados Chefes nacionais e internacionais sobem ao palco do Show Cooking Central para apresentarem produtos e serviços de empresas que participam no evento.

Passando da teoria à prática, o Cooking Lab permite que vários Chefes distinguidos pela sua criatividade e inovação apresentem as mais recentes tendências na gastronomia. Há ainda lugar para o espaço Creative Show Cooking, igualmente pautado pela criatividade e com foco n pão, pastelaria, doçaria e produtos de tradição em Portugal.

Como “comer com os olhos” nunca foi solução que enchesse barrigas, o Tic Tac Tasting chega para colocar algumas das montras à prova, ao promover momentos de degustação de vários produtos expostos junto dos presentes.

 

EM AGENDA
Data:
27 a 30 de outubro de 2018
Horário:
Das 10h00 às 19h00
Bilheteira:
27 de outubro – aberto ao público: 10€
28, 29 e 30 de outubro – exclusivo a profissionais